O que é assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa | Foto: Michel Labatut

Por Eduardo Ribeiro

Assessoria de imprensa é um serviço prestado por profissionais, com formação na área de comunicação social, a pessoas físicas ou jurídicas que querem fortalecer sua imagem ou divulgar seus serviços, ações ou produtos através da imprensa.

O assessor de imprensa é responsável pelo desenvolvimento de estratégias de comunicação, pela coleta e produção de informações referentes ao seu assessorado e pelo envio do material final à imprensa. Esse material pode ser enviado em forma de releases, notas, sugestões de pautas, press-kits, entre outros.

O trabalho do assessor consiste em conquistar cobertura editorial (reportagens, notas em colunas, matérias, entre outros) nos veículos de comunicação, com apelo noticioso e não comercial. É uma excelente forma de uma empresa ou profissional conseguir mais credibilidade e reconhecimento no mercado.

Entre outras formas de divulgação, a assessoria de imprensa é a que confere mais credibilidade a uma marca. Pois, a publicação de uma entrevista ou notícia informativa é uma ação, expontânea, concedida pelo veículo (jornal, revista, rádio, site ou TV) e sem ônus para a empresa, por se tratar de informação útil, de interesse público. Diferentemente, portanto, de publicidade paga, como no caso dos anúncios.

Antes de lançar um produto ou serviço, as empresas utilizam os serviços da assessoria de imprensa como uma estratégia para criar conhecimento prévio e gerar expectativas.

Abaixo, algumas definições dos instrumentos e estratégias utilizados pelo assessor de imprensa:

Release
É o instrumento mais utilizado no trabalho do assessor. É um texto que contém todas as informações sobre o que se pretende divulgar. É importante lembrar que o release, muitas vezes, não é o texto final que vai ser publicado. É apenas um guia para o jornalista.

Press-kits
É um conjunto de materiais utilizados para a melhor visualização e divulgação de um produto, cliente ou serviço. Este conjunto é composto por fotos, amostras, brindes entre outros.

Notas
São textos curtos, contendo as informações mais importantes sobre um fato.

Sugestão de pauta
É uma sugestão de tema ou assunto relacionado à área de atuação do assessorado. Se o jornalista a achar interessante, poderá desenvolvê-la fazendo uma reportagem mais ampla.

Follow-up
É um contato, geralmente telefônico, feito pelo assessor, após a distribuição do material. Esse contato fortalece a relação com o jornalista e serve para medir o nível de aceitação da informação enviada.

Clipping
É a coleta de todo o material divulgado na mídia sobre o cliente, área de interesse deste ou mesmo sobre o seu concorrente. É através deste material que o assessor poderá avaliar o resultado do seu trabalho, assim como analisar a imagem do seu cliente na mídia, criando ações necessárias para uma melhor divulgação. Uma cópia desse material é enviada periodicamente ao cliente.


Eduardo Ribeiro tem mais de 15 anos de experiência no mercado editorial e gráfico. É jornalista e profissional de marketing. Criou os sites Barato Cultural, Baixada Fácil e Clube da Inovação. Atualmente é diretor da Agência Frigg Comunicação e Marketing.